terça-feira, 18 de abril de 2017

Detox do vício do açúcar

Há umas semanas  estivemos num workshop sobre Alimentação saudável com o chef Kiko, promovido pela Abbott e a Associação dos Diabéticos, sobre dicas fáceis para praticar uma alimentação com menos açúcares sem prescindir do sabor. Uma das receitas foi a de crumble de frutos vermelhos com requeijão e pistácios - que está no final do post.




Foram lançados recentemente pelo menos dois livro sobre o mesmo tema: reduzir consumo de açúcar. Guerra ao Açúcar (à venda na Wook aqui) inclui um plano alimentar de desintoxicação para 21 dias e receitas práticas. 


Link
O Plano Detox de Açúcar (à venda na Wook aquicontém pistas práticas para levar a cabo este detox de açúcar e a editora disponibiliza as partes iniciais do livro aqui. Retirámos e adaptámos 7 passos simples para nos libertarmos do vício do açúcar:
Ler mais:


"1.    Conheça os açúcares que consome: Um alimento sem «açúcares adicionados» não significa que tenha um baixo conteúdo de açúcar. Verifique a sacarose, a glicose, a frutose, a maltose e o amido hidrolizado e coloque de lado o açúcar, o xarope de milho e até mesmo o mel.

2.    Registe tudo: Mantenha um registo diário de tudo o que come e quando (o que também pode ser importante). Poderá pensar que não come muito açúcar, mas ficará surpreendido com o resultado.

3.    Seja realista: As alterações no seu corpo não se darão de um dia para o outro e poderão passar algumas semanas até começar a ver benefícios. Vai aperceber‑se de uma melhoria notável e regular da sua saúde com o passar dos dias.

4.    Elimine a fast food: A fast food contém açúcar — normalmente na forma de glutamatos, que são potenciadores de sabor — e o doce faz funcionar em excesso a sua fábrica interna de insulina — o pâncreas.

5.    Escolha açúcares saudáveis: Nem todos os açúcares são maus. Há doce na batata‑doce, cenouras e cherovias e também existem alternativas.

6.    Coma fruta fresca no início do dia: A fruta fresca tem um elevado teor de vitaminas, mas contém frutose (açúcar natural da fruta); por isso, tenha o cuidado de consumir pequenas porções e de o fazer no início do dia.

7.    Mexase: Com a atividade, o corpo perde a sua dependência do açúcar em excesso."



Crumble de frutos vermelhos com requeijão e pistácios (by chef Kiko)

- Lavar bem 500 gr de morangos e 4 ameixas pretas. Cortá-los em gomos pequenos e misturar com 100 gr de framboesas. Colocar as frutas numa taça e envolver com um ramo de alfazema, previamente ripada, seis colheres de sopa de geleia de arroz e canela em pó q.b.
- Picar 100 gr de pistácios sem pele.
- Esfarelar 1 embalagem de requeijão. Cobrir os frutos vermelhos com o requeijão e salpicar com os pistácios. Levar ao forno até que o requeijão comece a dourar.
- Espremer o sumo de uma laranja e misturar com xilitol q.b. até formar uma neve.
- Depois de os frutos vermelhos estarem assados e o requeijão dourado, retirar do forno e colocar em taças. Salpicar com a "neve" de laranja e decorar com pedaços de framboesas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...