segunda-feira, 1 de junho de 2015

Vamos Todos ao Mercado

Hoje que se celebra o Dia da Criança, partilhamos uma iniciativa de educação alimentar, algo que é tão importante para criar estilos de vida saudáveis. Há algum tempo, fomos acompanhar uma visita de crianças em idade escolar ao Mercado 31 de Janeiro, em Picoas, no âmbito da iniciativa Vamos Todos ao Mercado, da Câmara de Lisboa, destinada a alunos nos 3º e 4ºs anos.


Duas dietistas recebem as crianças e revêem com elas o que já aprenderam na escola sobre a pirâmide dos alimentos (sim, que substituiu a roda dos alimentos). Há tempo para que as crianças comam os lanchinhos que levam de casa. 


Depois, há uma visita pelo mercado para verem que há uma grande diversidade de peixes (e como pode ser amanhado e arranjado para finalidades diferentes), de carne e de frutas e vegetais. Porque a mensagem da diversidade e variedade de alimentos é talvez a mais importante.


Porque a palavra de ordem é aprender, mas também brincar, jogam em seguida a um mercado do faz-de-conta, com alimentos e dinheiro a brincar, assumindo à vez os papéis de cliente (fazendo os pedidos: em unidade, ao peso...) e de vendedor (fazendo as contas e os trocos, entregando a mercadoria).




O Mercado 31 de Janeiro tem ainda um espaço dedicado às crianças, para que possam brincar enquanto os pais fazem as compras; e recebe, durante a semana, estas visitas de estudo no âmbito do Vamos Todos ao Mercado - Projeto de educação alimentar dirigido às escolas do 1.º ciclo; no Verão, aceitam também ATLs. Para mais informações: vamostodosaomercado@cm-lisboa.pt



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...