segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Bangladesh em Arroios

O projecto Volta ao Mundo em Arroios continua (recorde-se a semana de Cabo Verde) a trazer para o centro da cidade e a celebrar a multiculturalidade que compõe esta nova super-freguesia lisboeta, com habitantes de 60 nacionalidades. Estivemos na apresentação da Semana do Bangladesh para conhecer um pouco mais da gastronomia e cultura deste país com uma ligação histórica secular com Portugal. 

Em plena Almirante Reis, provámos um arroz pulau delicioso, bastante suave, com pau de canela, sementes de funcho, coentros, com biryani de frango (, acompanhada de caril de legumes. Não provei o caril de vaca, porque disseram que era picante, mas quanto ao resto dos pratos pareceram-me mais suaves do que a típica cozinha indiana. Os membros da comunidade comem estes pratos com colher e garfo apenas, mas os portugueses tiveram que pedir a faca... Para a sobremesa, a zarda (arroz doce com corante alimentar, com passas e frutos secos) e o paez (?), um pudim de tapioca que foi a estrela da refeição, um pouco mais doce do que das outras vezes que tinha provado tapioca.

A Semana do Bangladesh vai decorrer de 22 a 25 de Janeiro, promovida pela Junta de Freguesia de Arroios, reconhecendo a importância desta comunidade, relativamente pequena em Portugal (estima-se que cerca de 3200 pessoas, das quais 1500 em Lisboa) mas com cerca de 400 moradores em Arroios.

A Volta ao Mundo em Arroios dura até ao próximo mês de Julho.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...