segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Algarve e o Xerém

Quando meio mundo está a banhos no Algarve, que tal uma sugestão para variar do peixe grelhado e das caldeiradas mas mantendo-se em algo típico da região? Na última estadia no Algarve, visitámos o Xerém Fusion Cuisine, perto de Albufeira, para saborear o xerém, que é confeccionado com sêmola de milho (como as beirãs - doces - papas de carôlo), que fazia parte da alimentação básica algarvia, e que experimentei pela primeira vez no almoço no Eleven.
Do Facebook do restaurante
Optei pelo xerém com amêijoas e achei um sabor pouco intenso, pelo que pedi limão e sal e melhorou bastante - acho que também podia levar um pouco de picante durante a confecção, mas não arrisquei já na mesa. O xerém foi mais bem servido do que outros pratos que escolheram no grupo (como corvina), mas estes também foram elogiados pelo sabor. As sobremesas eram mesmo excepcionais, como torta de alfarroba e gelado de amêndoa! O serviço é profissional, cheio de empregados novos que parecem ter ouvido com atenção as aulas dos cursos de hotelaria, mas ainda falta algum à vontade e naturalidade, que há-de chegar com o tempo. Pelo menos nesse dia apetecia-me algo mais caloroso. Ah, o restaurante tem nota negativa na iluminação, que é demasiado baixa... A decoração é ao estilo mexicano (acho!) e o ambiente é bem tranquilo. 

Conclusão: foi bom para variar e não é caro (perto de €20 por pessoa com vinho e sobremesas) se tivermos em conta o nível de ingredientes e o serviço. Tranquilidade e sossego tem certamente, o que nem sempre se encontra nos restaurantes mais concorridos em época alta no Algarve. À saída, tem um agradável terraço para aproveitar o serão.

Xerém com amêijoas; corvina; degustação de carne de porco; torta de alfarroba com gelado.
Xerém Fusion Cuisine
Sítio do Cerro do Ouro
8200-465 Paderne-Albufeira

289 543 141 / 913 134 757
http://www.restaurantexerem.com/  

A Marmita Lisboeta está
no Zomato

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...