sexta-feira, 28 de março de 2014

Tarte de pescada

Esta percepção de que os dias estão maiores porque a luz dura mais tempo é uma doce ilusão. O tempo é o mesmo, e nem sempre nos basta para o peixe. Sim, o peixe leva mais tempo: leva-nos mais tempo a pedir na peixaria, mais tempo a arranjar, mais tempo a cozinhar. Mas temos que lhe dar uma hipótese e aumentar o consumo de peixe assado agora que os dias estão mais convidativos para o ar livre - ou porque estamos na Quaresma, para quem acredita. Esta receita começou fora de casa, porque a massa foi prepada na Bimby "de mamãe" e congelada. Depois, não levou assim tanto tempo a preparar uma receita que desse mesmo para quem não gosta de pescada cozida (que não sou eu, juro!). Pode ser comida quente ou fria, como foi no dia a seguir à secretária (uff, odeio). A acompanhar o jantar, esteve o vinho da Adega do Redondo Reserva de 2011 que ganhou um dos prémios do Sabor do Ano.

 

Tarte de pescada
Para a massa (para duas doses) na Bimby (da mãe)
200 gr farinha
90 gr margarina
45 gr água
0,5 colher chá de sal
0,5 colher chá de açúcar


Conteúdo
3 lombos de pescada
1/3 alho francês em rodelas
1/2 cenoura ripada
5 cogumelos cortados grosseiramente
ervas aromáticas
200ml natas de soja
2 ovos pequenos 
azeite 
pimenta jamaicana
queijo mozzarella para cobrir (opcional)

Para a massa: Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes para a massa e programar 15 seg/vel 6. Ao retirar, moldar numa forma para ir ao forno (redonda ou rectangular).

Para o conteúdo: Cozer os lombos de pescada. Depois de cozidos, desfazer com garfo. No mesmo tacho, deitar um fio de azeite e passar pescada, alho francês, cogumelos durante alguns minutos, temperar com um pouco de sal. 
Retirando do lume, junte a cenoura, ervas. Misture as natas de soja e ovos à parte, tempere com um pouco de pimenta jamaicana e junte ao resto, envolvendo bem. 
Coloque a mistura por cima da massa, uniformemente, podendo colocar queijo mozzarella por cima. Levar ao forno durante 20 minutos a 180ºC, com resistência por cima e por baixo, ou até ficar com ar mais seco. 
Servir com uma salada vermelha, como couve roxa ou beterraba.

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Uma maravilha e ótimo para a marmita.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...