quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Óleos alimentares

Quem acompanha o blog já deve ter percebido que sou uma entusiasta (não diria 'fanática') da ecologia e sigo muito a política do 'reduzir, reutilizar, reciclar'. Um dos resíduos que pode levantar problemas nas nossas cozinhas domésticas é o óleo.

Imagem Fula
A Fula recomenda estes passos, mas o problema é que não tenho oleão perto de casa! Por isso, recorri à Valorsul, a empresa que trata e valoriza os resíduos urbanos de 19 municípios da Grande Lisboa e Região Oeste (ou seja, onde reside uma boa parte da população portuguesa). Para quem não tem oleão perto de casa:

Os óleos alimentares usados das famílias da zona da Grande Lisboa já podem ser entregues para reciclagem no Ecocentro do Lumiar. Basta para isso recolher os óleos usados numa garrafa ou garrafão de plástico, fechar corretamente com a tampa e entregar no Ecocentro. Os óleos recolhidos serão enviados para valorização, criando uma solução ambientalmente correta para a gestão deste tipo de resíduos.
Este projeto é uma parceria com a AMI, que visa a promoção da melhoria da qualidade ambiental, e contribuir para o financiamento das ações humanitárias desenvolvidas pela instituição, através das receitas angariadas.
As regras de utilização a cumprir são as seguintes:
Depositar apenas óleo de uso alimentar já utilizado;
Para o armazenamento de óleo alimentar, deve ser usada uma embalagem de plástico (não usar embalagens de vidro);
Deverá garantir-se que a embalagem utilizada se encontra fechada por forma a evitar derrames;
A quantidade máxima admissível por semana é de 50L (para entregas superiores a 50L deverá ser efetuado contacto direto com a AMI);
Não deverá ser depositado óleo lubrificante de motores de origem mineral ou sintético conjuntamente com os óleos alimentares. Poderá entregar os óleos lubrificantes no ecocentro mas de forma diferenciada;
A descarga do óleo alimentar usado é da inteira responsabilidade dos utilizadores do Ecocentro;
Podem utilizar o Ecocentro para descarga dos óleos alimentares usados, os munícipes e empresas que se inserem a área de intervenção da Valorsul, S.A.


Para quem reside nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, e não tiver possibilidade de se deslocar a um ponto de recolha de óleos alimentares:

Poderá deitar os óleos usados num recipiente de plástico, vedá-lo bem para não se abrir e deitá-lo no "Contentor dos Indiferenciados". Será encaminhado, juntamente com os restantes resíduos, para valorização energética na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

Com a parceria da AMI, é mesmo uma questão de economia-ecologia-solidariedade!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...