sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

[Guest blogger] Receitas para o Inverno, by Dicas para Poupar

Desafiamos a Rosa Cristiana do Dicas para Poupar a elaborar uma receita que nos ajude a poupar. Neste momento, não usa marmita porque tem outra estratégia para poupar tempo, dinheiro e ganhar mimos: "vou almoçar a casa da minha mãe que fica perto". No entanto, o seu companheiro leva sempre almoço, "porque fica mais económico e a hora de almoço dele também é muito pequena, não dava para ir a casa ou a qualquer restaurante". Contudo, não tem microondas onde aquecer a comida, por isso tem que levar refeições frias: "o que funciona melhor é mesmo a massa, que quase com qualquer acompanhamento se come bem fria; sandes, bôlas ou quiches também funcionam bem".

Além dessa adversidade, a Rosa considera que "é preciso um pouco de organização e preparar a marmita sempre no dia anterior, ou então pelo menos fazer a comida a levar. Nalgumas situações a comida que ele leva é sobra do dia anterior, por isso é necessário preparar comida a mais, ou fazer a refeição exclusivamente". Nada pode falhar também no envio do saco no próprio dia, com tupperware, garrafa, fruta... desde a faca para descascar a fruta ao garfo para a refeição, de que se esqueceu e acabou por se desenrascar com um galho de árvore. "Quando ele me contou, até me parti a rir só de imaginar!"

Para inspirar os marmiteiros que precisam de ideias para marmitas frias, a Rosa preparou empadas de frango, "uma receita simples, ideal para aproveitar sobras". "Se não quiserem estar a fazer a massa poderão usar massa folhada de compra, ou própria para empadas, é mais rápido e mesmo assim ficará mais económico e mais saudável do que comprar empadas já feitas."
Empadas de frango, by Dicas para Poupar
(rende cerca de 30 empadas e terá um custo de cerca de 1,80€ já contabilizando o frango)
Massa:
500 g de farinha
200 g margarina amolecida
2 ovos
2 copos de água
sal

Recheio:
Sobras de frango estufado (cerca de 300g já desfiado)
1 cenoura
1 cebola
2 colheres (sopa) de margarina
2 chávenas de caldo de carne (aproveitei parte do molho do frango)

1 chávena de farinha
sal e piri-piri
1 ovo batido para pincelar


Para a massa: misturar a farinha com a margarina, os ovos e a água e uma pitada de sal, amassar bem até que a massa descole da taça, se necessário acrescentar um pouco mais de água. Deixar repousar cerca de 1 hora.

Entretanto, pode-se preparar o recheio. Levar a cebola picada com a margarina a alourar, adicionar a farinha e mexer bem, juntar depois o caldo de carne (ou molho de frango), mexendo sempre e acrescentar o frango desfiado e a cenoura ralada e misturar tudo muito bem, temperar de sal e piri-piri (atenção aos temperos do frango), quando começar a descolar do fundo apagar o lume, sem deixar ferver.

Esticar então a massa e cortar em círculos, com a ajuda de um copo, colocar um círculo nas formas já barradas com margarina e polvilhadas com farinha, colocar depois uma colher de recheio em cada forma e tapar com outro círculo de massa.
Repetir este processo até terminar os ingredientes, depois pincelar com o ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos, até estarem douradinhas.


2 comentários:

Maria disse...

Excelente receita...vou experimentar!
Bom dia
Maria

Lia Lemon and Vanilla disse...

Qe delícia. Adoro!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...