quarta-feira, 25 de setembro de 2013

[Guest blogger] Receitas para o Outono, by Sweet Gula

Nesta entrada do Outono, o Célio do Sweet Gula, exímio cozinheiro de doces como de salgados e excelente fotógrafo, traz-nos uns hamburgueres de atum e courgette. O Célio não usa marmita porque tem almoço incluído no trabalho, mas inspirou-se nesse ambiente para trazer uma opção económica com um twist de sabor, ao mesmo tempo que garante as alternativas mais saudáveis. Assim, podemos continuar a provar as delícias que ele apresenta no blog à sobremesa...

Hamburgueres de atum e courgette
(dá para 8 hamburgueres)

160 gr. de atum (2 latas)
200 gr. de courgette (1 cougette média)
100 gr. de pão (1 bola)
40 gr. de farinha
2 ovos
1 cebola
1 dente de alho
1 c. sopa de azeite
1 pitada de sal
pimenta q.b.
1 c. café de fermento
1 raminho de salsa

Na centrifugadora coloque o pão em pedaços e triture até que fique grosseiramente ralado (em opção poderá usar pão ralado de compra). Reserve.
Lave e rale a courgette para uma taça, adicione o atum escorrido e o pão ralado. Adicione os ovos batidos, misture tudo muito bem e aos poucos vá acrescentando a farinha e o fermento. Junte a cebola, a salsa e o dente de alho picados e o azeite e mexa até obter uma massa homogénea e moldável. Tempere com sal e pimenta e volte a mexer tudo muito bem.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e use um cortador de bolachas com 8cm de diâmetro como molde. Disponha a massa no molde e distribua. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.
Sirva acompanhado de uma salada.

2 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Outra das belas sugestões a que o Célio nos habituou!!!!
Devem ser óptimos mesmo!
Bjoka
Rita

Cozinhar sem Lactose disse...

Adoro! Tenho uns hambúrgueres de atum com alho francês, mas esta versão com curgete parece-me também divinal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...