segunda-feira, 23 de setembro de 2013

[Guest blogger] Receitas para o Outono, by SweetAffair

Agora que aí está oficialmente o Outono, mudam os alimentos e as receitas que apetecem, na marmita ou para comer em casa, onde agora ficamos mais tempo. A série de receitas de bloggers convidados leva-nos, desta vez, ao grupo simpático da visita ao estúdio do Prato do Dia. Quando conheci a Ana Braga, do belíssimo blog SweetAffair, ela logo falou no gosto que tem em fazer o pão em casa, à maneira antiga, e traz-nos o melhor de um ingrediente muito especial: a alfarroba.

Actualmente a trabalhar com um horário flexível que lhe permite comer muitas vezes em casa, não usa a marmita, mas era praticante desta arte até há dois anos: "era mais barato, mais saudável e o meu local de trabalho assim o permitia". Aliás, acaba por ser praticante ocasional da marmita, porque faz as visitas aos antigos colegas munida da marmita e "é sempre uma festa!".


Considera que a marmita obriga a pensar em soluções que sejam variadas, mas "deve ter-se também em conta que a estaremos a comer num ambiente que não é a nossa casa, por vezes sem frigorifico ou equipamento para aquecimento e, nesses casos, é importante serem refeições com poucos molhos para que não se estraguem e que sejam igualmente agradáveis de comer frias". Preferia pratos de massa, arroz, ou saladas, porque teve más experiências com sopas e molhos. Fechar bem o recipiente também é importante, como aprendeu dolorosamente a Ana, depois de numa ocasião ter ficado com o que restou do derrame, que "mal deu para forrar o estômago".


PÊRAS CARAMELIZADAS EM CAMA DE RICOTA E RÚCULA ENTRE FATIAS DE PÃO ESCURO (Para 4 unidades)
8 fatias de pão escuro (alfarroba, centeiro, malte...);
250ml ricotta;
rúcula, q.b.;
4 pêras maduras;
1/2 clh.sp. manteiga com sal;
1/2 clh.sp. açúcar mascavado;
2 clh.sp. vinho do porto;
1 pau de canela.

Lave a rúcula, retire o excesso de água e reserve. 
Numa caçarola, derreta a manteiga e junte o açúcar mascavado. Deixe derreter em lume brando, por alguns segundos, mexendo sem o auxilio de utensílios para evitar que o açúcar se cole. Remova o caroço às pêras, corte-as ao meio e coloque-as na panela. Mexa-as para que libertem algum do sumo e se misturem com o caramelo. Regue com o vinho do porto e adicione o pau de canela, deixando cozer até obter um molho cremoso.
Cubra as fatias de pão (neste caso o pão era de alfarroba e canela) com a ricotta, a rúcula e de seguida as pêras a gosto, regando com algum do molho.


Para quem quiser fazer o pão:
PÃO INTEGRAL DE ALFARROBA E CANELA (Para 1 pão grande)
500g farinha integral;
100g farinha de trigo, tipo 55;
200g sêmola de trigo;
100g farinha de alfarroba;
1 clh.sp. canela em pó;
20g fermento seco de padeiro;
40g mel;
30g sal marinho;
600ml água morna;
2 clh.sp. óleo;

Num recipiente dissolva o fermente com o mel em 1/3 da água.
À parte misture as farinhas, a canela e o sal, adicione a mistura do fermento e de seguida o óleo, mexendo de forma circular, para incorporar o máximo de farinha possível. Junte a restante água aos poucos e amasse bem (cerca de 5 a 10 minutos). Caso necessário, adicione um pouco mais de água ou farinha até formar uma massa elástica mas não pegajosa.

Se a casa for muito fria, pré-aqueça o forno a 30ºC, polvilhe a massa com sêmola, envolva o recipiente em película film e cubra com um pano de cozinha húmido. Desligue o forno e coloque o pão para levedar durante 40 a 60 minutos.
Assim que duplicar de tamanho, amasse o pão novamente para remover as bolhas de ar. Atribua-lhe a forma desejada, polvilhe com sêmola de trigo e deixe levedar novamente até que duplique de tamanho.

Após ter atingido o tamanho desejado, posicione a temperatura do forno a 220ºC, retire a película plástica e o pano que cobre a massa e deixe cozer durante cerca de 25 minutos.

Depois de pronto, retire da forma e deixe arrefecer sobre a grelha para bolos.

1 comentário:

Ondina Maria disse...

A Ana tem sempre ideias geniais. E fotos que nos deixam com água na boca :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...