terça-feira, 9 de julho de 2013

[Guest blogger] Receitas para o Verão, by MacroDiana

Depois da série "Receitas para a Primavera" por três fantásticas bloggers que conheci no workshop da Président, desta vez convidamos três bloggers que não conhecemos (ainda) mas cujos blogues são uma fonte de inspiração. Os seus blogues são dedicados à alimentação vegetariana e macrobiótica, ou também sem lactose.
A Diana criou o blog Hi-Fu-Mi-Yo (macrodiana.blogspot.com) no final de 2012: Hi-Fu-Mi-Yo é, explica, "o início de um Mantra que a minha mãe me ensinou e que entoávamos juntas todos os dias antes de me deitar. Hoje em dia ainda continuo a entoá-lo e é um pouquinho "meu", daí a escolha". No blog, ela quer "transmitir aquilo que sei sobre Macrobiótica (isto porque fui criada segundo os princípios desta filosofia desde a nascença)". A filosofia Macrobiótica envolve um estado de consciência que engloba também a alimentação: "trata-se de comer os alimentos de forma integral, biológicos, da época e local onde estamos e na proporção adequada, tendo em conta o tipo de dentição do Homem. Não se usam alimentos processados ou refinados, produtos lácteos ou adulterados". No blog são abordados vários temas que vão desde receitas culinárias, até remédios caseiros, tratamentos naturais, Meditação, Saúde Oriental,... "tudo na perspetiva da Felicidade e de uma Grande Vida (não apenas longa, em tempo, mas com qualidade, saúde e serenidade)", conta a Diana.
Depois do blog, vieram os Workshops de Iniciação à Cozinha Macrobiótica: "percebi que havia muito interesse por estes temas e que para imensa gente a Macrobiótica era um bicho de sete cabeças. Faço para grupinhos pequenos, em minha casa, e para além de prepararmos em conjunto uma refeição completa, falamos de tudo o que se relaciona com esta que é uma filosofia de vida." A melhor parte? "Quando, depois dos Workshops, me enviam emails a esclarecer dúvidas ou colocam na minha página de fãs no Facebook, a I Love Bio (https://www.facebook.com/comida.saudavel.deliciosa) imagens dos pratos que aprenderam a fazer nos Workshops e fizeram em casa!"

Quanto a marmitas, a Diana leva algumas vezes, porque tem "o privilégio de conseguir ir almoçar a casa", onde pode aquecer a comida no fogão, uma vez que não usa o microondas. Assim, desde que há dois ou três anos começou a cozinhar que opta pela marmita quando não pode ir a casa: por saúde ("fora de casa não sabemos o que estamos realmente a comer, de onde provêm os ingredientes e é difícil encontrar restaurantes com produtos biológicos, integrais"); por economia; e também pela qualidade de vida ("é raro encontrarmos restaurantes tranquilos, calmos"). Quando come no trabalho, "é uma festa! Todas as minhas colegas levam almoço e convivemos, rimos, falamos de tudo e mais alguma coisa!"

A Diana preparou uma receita para o Verão segundo os preceitos da macrobiótica: "O Gaspacho é uma sopa que se serve fria, perfeita para o Verão. Para além de arrefecer o corpo – por ser servida fria, claro –, ainda é muito prática para levar para o trabalho ou até para um piquenique, por não precisar de ser aquecida. Tradicionalmente, o Gaspacho leva Tomate, Pepino e Pimento, tendo um sabor muito característico, apimentado e ácido em simultâneo. Na Macrobiótica não se usa Pimento nem Tomate e só muito raramente o Pepino (por ser muito Yin), por isso esta receita mantém o sabor característico do Gaspacho tradicional – oriundo de Espanha e México -, mas com ingredientes mais equilibrados (menos Yin, que não pertençam às Solanáceas e menos ácidos), à luz da Macrobiótica".


Macro Gaspacho sem Tomate, by MacroDiana
½ kg de Cenouras
½ kg de Abóbora Hokkaido
2 Cebolas
1 Pepino
4 Beterrabas
4 dentes de Alho
Cebolinho ou Salsa q.b.
Azeite q.b.
vinagre de Ameixa Umebochi q.b.
Sal Marinho Integral q.b.
Natas de Aveia q.b. 

Pique as cebolas e os dentes de alho e salteie-os num fio de azeite.

Escove as cenouras com uma escova própria de vegetais, sob água corrente, em vez de retirar a “casca”, preferencialmente, e corte-as em cubos. Se não tiver Escova de Vegetais, use uma faca para “raspar” as sujidades pois na primeira camada estão muitas vitaminas. Faça o mesmo para as Beterrabas. Lave a Abóbora Hokkaido muito bem (não é preciso descascar, esta abóbora come-se com casca) e corte-a também em cubos.
Junte as Cenouras, a Abóbora e a Beterraba que cortou, à cebola e alho salteados, cobrindo com água.
Deixe ferver e cozinhe em lume brando cerca de 30 minutos, sempre com a tampa colocada. De preferência use água da nascente ou mineral.
Retire a alga kombu e tempere com Sal Marinho Integral e um pouco de Vinagre de Ameixa (que por ser ácido, dá o toque do Tomate).
Triture até obter um puré não muito espesso (se for preciso acrescente um pouco de água).
À parte, descasque em tiras alternadas o Pepino, partindo-o depois longitudinalmente e corte-o em cubos pequenos. Deixe-o repousar em água com Sal Marinho Integral durante 15 minutos (aproximadamente) – faz-se isto para ficar mais Yang, já que é um alimento muito Yin. Depois prense-o ligeiramente e retire o excesso de sal.
Junte os cubinhos de Pepino ao preparado que triturou e leve a refrigerar.
Sirva o Gaspacho frio com Cebolinho ou Salsa picada, um fio de Natas de Aveia por tigela e uma fatia de Pão Integral.
 

Itadakemasu! Ou seja… Bom apetite! <3 - Diana




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...