terça-feira, 4 de junho de 2013

Feira de Santarém

A maior feira de agricultura em Portugal abre amanhã, dia 5 de Junho! Até dia 13, a Feira Nacional de Agricultura em Santarém, já na sua 47ª edição, promete recolocar o tema da agricultura na agenda nacional e europeia e dedica esta edição ao tema das Energias Renováveis. Uma prova de que o sector agro-alimentar está cheio de dinamismo! Eu costumava ir com a minha família, até começar a ter exames nesta altura de Junho... portanto, associo bastante à infância e acho um programa muito interessante principalmente para as crianças que crescem na cidade, para verem animais e aspectos mais tradicionais do nosso país! Para os "mais crescidos", é uma oportunidade de conhecer, experimentar e comprar bons alimentos!

A Feira inclui uma parte dedicada às actividades económicas da região de Santarém e Ribatejo (Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Chamusca) e terá ainda o 3º Salão Nacional de Alimentação, o 4º Salão Nacional do Azeite e o 5º Festival Nacional do Vinho, onde se darão a conhecer aos consumidores os tipos de azeite, vinhos, méis, queijos, enchidos e outros alimentos e bebidas produzidos nas diferentes regiões do país.
Paralelamente, irão realizar-se neste espaço diversas iniciativas como por exemplo mostra e degustação de produtos e acções de demonstração de cozinha (showcooking) onde se farão harmonizações com Vinho/Azeite e Iguarias conduzidas por chefes de renome, as quais os visitantes poderão saborear.
Ao nível gastronómico, a Feira conta ainda com a participação de restaurantes de carnes de raças autóctones, tasquinhas regionais promovidas por associações e colectividades do concelho e, como já vem sendo habitual na feira, outras com enchidos, queijos e doces tradicionais. 
Haverá ainda a habitual demonstração da cultura tradicional, com desfiles e provas de campinos, actividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular. No dia 10 de Junho decorrerá ainda a Exposição Nacional de raças caninas portuguesas.
Há ainda concertos, com Mickael Carreira (5 de Junho), Tony Carreira (6 de Junho), Daniela Mercury (9 de Junho), Ana Moura (10 de Junho), Buraka Som Sistema (11 de Junho) e Xutos e Pontapés (12 de Junho). Pelo palco vão ainda passar muitos outros espectáculos com Sevilhanas, Bandas Filarmónicas, Tunas e ranchos.
Mais informação sobre horários e preços aqui

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...