terça-feira, 30 de abril de 2013

Salada de massa, beterraba e sementes de girassol

Chega aquele momento em que podemos almoçar na rua, se tivermos um parque por perto! Já devem ter percebido que gosto muito de beterraba, além do sabor, pelos seus benefícios: ajuda a fortalecer o sistema imunitário e é depurativo; apesar de doce, é muito pouco calórico e rico em hidratos de carbono, bem como em vitaminas e minerais essenciais – betacaroteno (que o organismo transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Por isso, ajuda também na memória e concentração. Costumo assá-la em papel de alumínio no forno, com azeite, flor de sal e tomilho, o que dispensa levar temperos na marmita. Aqui, juntei sementes de girassol, que são boas fontes de vitamina B e ajudam a diminuir o LDL, o colesterol mau; também ajudam na concentração. (A foto é de telemóvel, sorry...!)


Salada de massa com beterraba
Lacinhos tricolores
1/2 beterraba pequena
1 cenoura 
2 colheres sopa de queijo ricotta [também poderia ser queijo feta]
sementes de girassol
1/4 de maçã
sal
pimenta
azeite

Cozer lacinhos tricolores (ou outra massa tricolor) com azeite e sal, e alho se preferir; ou aproveitar sobras de massa. Escorrer.
Assar beterraba e cenoura no forno, numa folha de alumínio, com flor de sal, azeite e tomilho. Demora cerca de 40 minutos [o ideal é aproveitar o forno para outra receita, e assar em quantidade]
Cortar beterraba e maçã em pedaços pequenos, juntar à massa, juntar sementes de girassol, o queijo ricotta, um pouco de sal e pimenta. Envolver e deixar no frio. Deitar azeite na hora de servir, se desejar.

[Pode juntar-se frango ou peru para ficar mais substancial, se desejar] 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...