segunda-feira, 29 de abril de 2013

Acelgas


Este Inverno, as acelgas foram uma presença cá em casa. Os benefícios deste vegetal são muitos: tem um baixo conteúdo calórico e contém bastante água, pelo que causa saciedade; é diurético devido ao seu alto teor de potássio, o que ajuda a reduzir a retenção de líquidos; tem muita fibra e actua como anti-oxidante. Embora a costume usar em sopa, aqui fi-la em esparregado, uma forma de levar legumes na mesma caixa da refeição e aquecer tudo junto.
Via http://www.universodietas.com/
Esparregado de acelgas
Cozer as acelgas (ou outros vegetais) em água q.b. com um pouco de sal. Retirar da água e moer numa liquidificadora ou com trituradora.
Deitar azeite num tacho e passar um dente de alho até aquecer; retirar o dente de alho quando azeite aquecer.
Deitar os legumes no azeite, acrescentar leite até cobrir e farinha (peneirada de preferência), mexer para ficar homogéneo; deitar mais leite e farinha se necessário. 

6 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Sempre me acostumei a comê-las na salada mas em esparregado parece me uma optima sugestão!
Bjoka
Rita

Anónimo disse...

só esta semana experimentei acelgas e usei-as numa sopa! esparregado fica para a próxima :)

Unknown disse...

Ainda à 15 dias veio no meu cabaz da Prove!! :) Estavam divinas, fiz uma bela sopa!! :) Bjs

Unknown disse...

Ana Rita, acho que na salada se usam mais pequenas do que as que eu tenho tido. Comi uma salada no estrangeiro que tinha, mas eram de folhas mais pequenas. O esparregado não é o mais saudável do mundo, mas dá um gosto diferente ;)

Unknown disse...

Acabei de fazer em sopa novamente, é sempre uma boa aposta ;)

Unknown disse...

Também as conheci num cabaz biológico, e agora compro (ou compram-me) num mercado. (Filipa, não encontro o email do teu blog para enviar o texto ;) )
Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...