terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pilaf

Conheci o arroz Bom Sucesso há cerca de três anos (acho), numa promoção de hipermercado, para aproveitar o facto de 1kg custar cerca de €0,50, e desde então acho que tenho consumido sempre o arroz da marca. É bom, é português (produzido na lezíria ribatejana), é barato e em 2012 recebeu o selo do Sabor do Ano!

Um destes dias segui uma das receitas de chefs de restaurantes conceituados com produtos Sabor do Ano na Teleculinária: arroz pilaf. Quer dizer, adaptei: em vez de bacon, chouriço; em vez de espinafres, couve chinesa que tinha em casa; fiz tudo no mesmo tacho e não levei ao forno (!).


Arroz pilaf, by Augusto Gemelli
Ingredientes
150g toucinho fumado / bacon
100g arroz carolino
100g pimento vermelho
80cl espinafres frescos
100g alho francês
1 cebola
250ml caldo legumes
azeite
cravinhos inteiros (fiz sem isto)

Arranje o alho francês e corte-o em tiras. Corte o toucinho fumado em tiras. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite, junte o alho francês e o toucinho e deixe saltear. Adicione o pimento vermelho cortado em tiras e deixe saltear. Junte os espinafres e envolva.
Descasque a cebola, corte-a ao meio, espete-lhe os cravinhos e leve a refogar num tacho com um pouco de azeite até corar ligeiramente. Junte o arroz e deixe aquecer, mexendo continuamente durante 1 ou 2 minutos. Acrescente o caldo de legumes, deixe levantar fervura, tape e leve ao forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos ou até o caldo ficar completamente absorvido. Retire e salteie o arroz num pouco de azeite com alho-francês, toucinho, pimento e espinafres.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...