quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cenouras glaceadas

Há tempos recebi da Beira Baixa umas cenouras num estado muito natural, com a rama e longas raízes, bastante pequenas. Pensei então que seria ocasião de as colocar em destaque num prato e saiu uma experiência que não é propriamente para uma cozinha quotidiana, visto que é mais "saborosa", leia-se menos saudável, mas é também o tipo de acompanhamento que por vezes em restaurantes faz as delícias na mesa. Por que não um pequeno deleite sem sair de casa?


A receita...
Cenouras glaceadas
300gr de cenouras 
1 cebola pequena cortada em pedaços grandes
1 colher sopa de margarina Vaqueiro com sabor a manteiga
1 1/2 colher sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sobremesa de vinagre branco balsâmico
flor de sal q.b.
(opcional) pimenta branca moída na altura q.b.
tomilho seco

Lavar bem as cenouras. Se biológicas, pode lavar com escova de legumes e usar assim; se não, descascá-las. 
Se forem pequenas, deixar inteiras ou cortar em metades em altura, e passar em água quente durante 2 minutos. Para cenouras maiores, cortar em metades em altura e cozer ligeiramente em água com sal durante cerca de 10 minutos ou até estarem tenras e escorrer em seguida.
Numa frigideira, colocar a margarina ou manteiga, e a cebola, juntando o açúcar em seguida, mexendo até o açúcar estar dissolvido. Juntar o vinagre e depois adicionar as cenouras (se forem só as pequenas só passadas em água, adicionar sal neste momento), envolvendo bem. Em lume baixo, deixar que as cenouras sejam envolvidas no molho. Temperar com pimenta branca moída na altura, e se preferir tomilho. Juntar ainda umas sementes de abóbora. Servir quente.

https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

2 comentários:

Su Delícia disse...

Óptimo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Marmita Lisboeta disse...

Obrigada Susana!! **

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...