segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Polónia

Quem me acompanha pelo Instagram, viu alguns dos momentos das minhas férias na Polónia. Passámos por Varsóvia e Cracóvia, percorrendo de comboio as planícies cultivadas do país. Foi a viagem em que mais aproveitamos para conhecer a gastronomia local, até porque os preços são permissivos, neste antigo país do antigo bloco comunista. Enquanto conhecíamos este país tão devastado pela II Guerra, íamos somando as especialidades de uma gastronomia bastante baseada na carne mas onde os pickles e o endro fazem as suas maravilhas. É influenciada pela cultura de Leste mas também pela da Europa Central, e em qualquer lado se encontra uma tarte de maçã... O serviço foi mais acolhedor nos restaurantes de Cracóvia, porque nas refeições mais ligeiras em pontos mais turísticos de Varsóvia encontrámos alguns rostos demasiado fechados... O (meu) destaque vai para a sopa fria de beterraba (chłodnik) e o bife tártaro. Férias são férias!

(No sentido do relógio) Sopa fria de beterraba com ovo de codorniz; batatas com toucinho e endro, com natas azedas; bife tártaro no prato e depois de preparado no prato, com pickles, cebola e mostarda, a que se junta azeite, molho inglês e molho salgado, com a gema; pierogi; bigos (estufado de carne)

Vista de um mercado de rua em Cracóvia; pretzels na rua em Cracóvia e servido num bar com mostarda à antiga e pickle de pepino; mercado
Sopa de beterraba com dumplings (quente); zurek; pernil de porco com sauerkraut e batatas à Cracóvia (com endro); frango estufado com tomilho

A Marmita Lisboeta está
no Zomato

2 comentários:

Anónimo disse...

A Polónia NÃO é um antigo país da URSS!!! Uma coisa é ser um país de leste, um país ex-comunista... Outra, bem diferente, é ter pertencido à URSS, como a Letónia, a Estónia, a Geórgia, etc.

Marmita Lisboeta disse...

ok, anotado!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...