sexta-feira, 16 de maio de 2014

World Baking Day

Normalmente fazemos um bolo para amigos, mas a Vaqueiro desafiou-nos a fazer um bolo com amigos, na antevisão do World Baking Day. Numa semana particularmente cansativa, vi a possibilidade de me obrigar a distrair durante umas horas e a proposta de estar entre amigos era ainda mais tentadora. Levei a Ana, uma amiga que é uma "boleira" espectacular, e o Célio do Sweet Gula e a Graziela da Vida de Desempregada também estavam por lá. Colocamos as mãos na massa. Entre fotos e conversas cruzadas, uma espreitadela à receita do lado, o cansaço deu de si - ou em mim - e não deitei o fermento no bolo. Só demos conta disso quando o vimos na outra ponta da bancada, já com o bolo no forno. Felizmente, o chef Pedro Marques encontrou o tempo certo para o retirar do forno e ficou... de comer e chorar por mais!!

O World Baking Day comemora-se este Domingo, dia 18, por isso aqui fica a receita depois do "esquecimento" para vos inspirar. Os tempos vão corridos, but may we live to bake another cake. Juntem-se ao movimento e partilhem connosco, via página do Facebook, os vossos bolos.

Bolo de chocolate com cobertura, by Vaqueiro
Para o bolo
4 ovos
150gr açúcar moreno
2 colheres sopa Vaqueiro Líquida
1,5dl leite
100gr cacau em pó
220gr farinha para bolos com fermento
50gr açúcar em pó

Para o ganache de cobertura
200gr chocolate negro de culinária
75gr Vaqueiro líquida
1dl natas espessas (>35% gordura)
75gr miolo de nozes partidas ou frutos vermelhos

Ligar o forno a 180ºC.
Separar gemas e claras. Numa tigela, bater as gemas com açúcar com a batedeira, até ficar uma mistura cremosa e homogénea.
Acrescentar o cacau e misturar alternadamente com a farinha.
Numa tigela à parte, bater as claras com o açúcar em pó, até ficarem em castelo bem firme. Envolver o merengue cuidadosamente no preparado anterior.
Untar a forma com Vaqueiro líquida e forrar com papel vegetal, untar também. Verter a massa e levar ao forno durante cerca de 25 minutos, verificando para não deixar secar.
Para a cobertura, juntar o chocolate negro à Vaqueiro líquida e natas e levar ao micro-ondas durante 2 minutos na potência máxima. Mexer com varas até ficar homogéneo. Reserve no frio.
Desenformar sobre uma rede e deixe arrefecer.
Colocar a ganache por cima do bolo e decorar com nozes ou frutos vermelhos. Levar ao frio antes de servir.

2 comentários:

Lia Lemon and Vanilla disse...

Que bolo magnífico Ana.
Mesmo sem o fermento, está com um aspecto de dar água na boca.
Eu já estou preparadíssima para o WBD!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia

Anónimo disse...

Que bolo tão lindo... e estava bem bom :)
Obrigada pelo convite!
Ana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...