terça-feira, 27 de maio de 2014

Contra a azia

Todas as pessoas já sofreram uma ou outra vez de azia e conhecem a sensação de ardor que vai desde a parte superior do estômago até à garganta. Tecnicamente, a pirose resulta do refluxo do conteúdo ácido do estômago (incluindo o ácido gástrico) para o interior do esófago. Esta sensação desagradável acontece quando existe um relaxamento da cardia, que funciona como válvula para impedir fugas de ácido gástrico. Quando isto acontece, como o ácido gástrico está só parcialmente digerido, irrita os tecidos sensíveis do esófago, provocando a sensação de ardor característica da azia.

As causas não estão completamente esclarecidas, mas uma das principais causas da azia é a alimentação inadequada (comida muito temperada ou com demasiado gordura, cafeína, alimentos ácidos ou refrigerantes gaseificados, álcool, tabaco ou outras substâncias tóxicas). A gravidez e uso de certos medicamentos podem provocar ou intensificar a azia.

Via Babyzone.com
Soluções? Para grávidas, parte da solução passa por comer em pouca quantidade de cada vez e de duas em duas horas; evitar líquidos durante as refeições e não se deitar logo depois de comer. 
Em geral, deve-se manter hábitos alimentares saudáveis:
- Evitar alimentos que possam provocar azia, tais como: cafeína, chocolate, bebidas gaseificadas, comida demasiado picante ou gordurosa, frutas e sumos cítricos, álcool, etc; 
-   Fazer uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e vegetais;
-   - Disciplinar o horário das refeições, não fazer exercício físico logo depois de comer e evitar comer e deitar-se em seguida; 
    - Comer em menor quantidade de cada vez e mais vezes durante o dia e procurar ingerir líquidos somente entre as refeições;

-   -  Não utilizar roupas muito apertadas, sobretudo cintas modeladoras.

-   - Deixar de fumar e não consumir álcool em excesso.

-   - Manter um nível de peso saudável: a obesidade pode aumentar a pressão no estômago e empurrar o seu conteúdo para o esófago.

Via DivineGlowingHealth.com

Existem algumas soluções no mercado de venda livre que ajudam a aliviar os sintomas, nomeadamente alginatos (que formam uma barreira protectora sobre o conteúdo do estômago o que impede o refluxo), antiácidos (ajudam na neutralização da acidez do estômago), antagonistas H2 (para redução da produção do ácido estomacal) e inibidores da bomba de protões (interrupção praticamente total da produção do ácido estomacal).  
Quem já experimentou estes conselhos e continua a sofrer recorrentemente de azia deve consultar o seu médico para perceber a causa do problema. Com as crises recorrentes, o efeito de refluxo pode danificar o revestimento do esófago e causar problemas graves que exigem um tratamento específico.

A Marmita Lisboeta e a Omega Pharma oferecem aos leitores a possibilidade de receberem amostras gratuitas do Reduflux, que produz um efeito duas vezes mais rápido e duradouro (até 4 horas de alívio) e trata não apenas os sintomas, mas também as causas da azia. É um produto natural, sem adição de açúcares, indicado para adultos (incluindo grávidas) e crianças com mais de 12 anos. Está disponível em comprimidos mastigáveis (€4,99) ou saquetas líquidas (€7,49) e encontra-se à venda em farmácias e espaços de saúde.
É um produto natural, que não é agressivo para com o sistema gastrointestinal. É composto por Phycodol, um extrato de alginato (substância presente na parede celular de algas marinhas) de alta qualidade obtido a partir de algas castanhas, que permite, de uma forma comprovada cientificamente, formar uma barreira protetora mais avançada, ao interagir com o suco gástrico no estômago. Flutua em cima do conteúdo do estômago suprimindo imediatamente o refluxo ácido.
Para pedirem a vossa amostra gratuita de Reduflux (e de Redugas, contra a flatulência), basta seguirem o blog pelo Google Reader ou Facebook e deixarem a vossa morada neste formulário até dia 30 de Junho (limitado a um pedido  de um ou dois artigos por morada ao stock existente - 500 unidades).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...