terça-feira, 1 de abril de 2014

[Desafio] Dia um na cozinha: papas de carôlo

Cada início de mês traz uma pequena renovação, mas em Abril acho que ainda mais: está aí a Primavera, este mês teremos uns dias de férias e vários feriados! É a segunda vez que dizemos 'presente' numa edição do Dia um na Cozinha, desta vez com o tema dos doces regionais. Há algum tempo que tinha sêmola de milho em casa à espera de ocasião e vontade para preparar um dos doces que mais me recorda a Beira Baixa, a minha região: as papas de carôlo. Não é um doce muito doce, mas sobretudo alimentício, que se pode comer sem grande sentimento de culpa, e que eu até prefiro ao lanche do que como sobremesa (por isso este post fica na categoria lanche e não bolos eheh). Fazem-se com o carôlo ou sêmola do milho, nestas terras que não produzem arroz - deve ser por isso que o arroz doce não me diz muito... Podem-se comer quentes ou frias e há quem goste mais moles e quem prefira mais rijas, a fazer fatia.



Papas de carôlo
200g de sêmola de milho
1 pitada de sal
água q.b.
900 ml de leite magro
1 pau de canela
raspas de limão
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
canela em pó

Molhar a sêmola de milho, lavar bem e escorrer. Deitar num tacho com uma pitada de sal e água até cobrir, aquecer.
Noutro tacho, aquecer o leite com pau de canela e raspas de limão. Quando estiver quente e a sêmola a secar, ir deitando o leite quente, mexendo sempre. Deitar açúcar amarelo e ir deitando o leite e mexendo para não formar grumos. Quando terminar, deitar numa tigela e decorar com canela em pó. Pode-se servir quente ou frio.

28 comentários:

Salpicos Doces disse...

Nem imaginas as recordações que me traz esta tua participação :)
Que delicia !
Beijinho doce e boa semana !

Cozinha em sarilhos disse...

Nunca provei, mas parece bem saboroso! Provavelmente daquelas que quando começamos a comer, não conseguimos parar :)

Vanessa|Prazeres Saudáveis disse...

Confesso que nunca experimentei Sêmola de Milho não sei como fica, mas depois de ver esta tua receita faz me lembrar o arroz é muito parecido não é?

Eu amo arroz doce, gostei muito desta tua versão que me parece muito mais saudável.

Grande beijinho e boa semana

Tertúlia da Susy disse...

Adoro e quem diria há unas anos atrás que eu ia gostar???
Bjs

Marmita Lisboeta disse...

Para as que não conhecem: é um doce económico e sem ovos!
Para as que já conhecem, isto não dá saudades da Beira Baixa??

Anónimo disse...

Já tinha ouvido falar destas papas mas nunca provei. Já tomei nota da receita para experimentar um dia destes :) acho que a ideia do lanche é uma ótima sugestão!

Beijinhos, Paula
http://cookit-simple.blogspot.pt

Isabel Figueiredo disse...

Há que tempos que não como isto boas recordações me trazem estas papas, adorei.
Fiquei com vontade de meter a colher
Bjns
Isabel

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Muito interessante! Adorei conhecer este doce, que belo lanchinho! :)
Beijinhos

São Ribeiro disse...

Aqui um doce que não conhecia
O aspecto esta bem delicioso
bj

Coisas e Coisinhas disse...

Estes desafios são ótimos por isto...ficamos a conhecer um pouco da gastronomia de norte a sul do país e ilhas incluídas :)
Nunca tinha ouvido falar deste doce, sinceramente, mas gostei muito da ideia e para um lanchinho parece-me mesmo muito bem :)
Beijinhos
Vânia

Minutos com os tachos disse...

Sendo eu nascido e criado na Beira Baixa, só tenho a dizer "muito bom!" ;)

Petiscos e Miminhos disse...

oh não conhecia nem nunca tinha ouvido falar, estamos sempre a aprender coisas novas :))
e que aspecto delicioso!

De cozinha em cozinha disse...

Acho que só comi uma vez papas de carolo e gostei. Ainda bem que tenho aqui a tua receita para guardar.
Beijinhos

Paula Vieira disse...

Outra delicia que tenho de experimentar, já são tantas, e tão boas.
Ficou um prato muito apelativo.
Bjs.

Paula

Chef de Algibeira disse...

tem tudo para eu gostar.. :)
beijinhos

Lua disse...

Nao conhecia este dfoice. Deve ter ficado optimo.
Bjs
Lua

Isabel disse...

Ana,

Acho que nunca provei papas de carolo, mas não me importaria mesmo nada pois parece-me que iria adorar !
Uma excelente sugestão neste desfile delicioso !
Muito obrigada pela tua presença, uma vez mais ! :)

Um beijinho

PS: Se puderes retira a verificação de comentários através dos caracteres idiotas que o Blogger pede por defeito, é muito desagradável para quem comenta ! :) Desculpa o pedido !

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Ana!
Nunca provei estas papas de carolo, mas a avaliar pelo aspecto devem ser deliciosas. Este evento do dia 1 é bom porque vamos conhecendo receitas que até aqui nunca provámos ou nunca ouvimos falar e aqui trazes mais um desses exemplos. Já ouvi falar, nunca provei e desconhecia que eram tipicas da Beira Baixa. ;)
Obrigado por esta partilha. ;)
Beijinho.

Marmita Lisboeta disse...

Obrigada a todos pelas reacções! ficamos muito contentes que a Beira Baixa tenha encantado tanta gente!

That Cake Sweet disse...

Já tinha visto as papas no livro da cozinha tradicional da Maria L. Modesto e tem mais que um página dedicada a este doce, até a história.
Ficaram lindas e a mim já estou convencida que devem ser deliciosas.

beijinhos

Unknown disse...

A minha mãe era da Beira Baixa, Segura, e era onde eu passava as férias, recordo-me de comer uma sobremesa que eu chamava Papas de Milho era mais amarelo penso que seja esta, tenho que experimentar a fazer pois nunca mais consegui descobrir esta delicia!
Bjs

Marmita Lisboeta disse...

Olá Ivone, Segura é no meu concelho! Talvez fossem mais amarelas porque eu usei leite magro e também porque não jogo muito bem com a luz na máquina fotográfica, eheh

Comida de conforto disse...

Nunca provei papas de carolo, na minha região fazem-se milhos, mas salgados.. Adorei o aspecto e fiquei curiosa..
Beijinhos

Avental disse...

Que vou ver os "Carolos" por aqui!!! Mais um docinho da Beira Baixa que me traz muitas recordações!
Obrigado pela partilha!

Susana disse...

Faz-me lembrar papas de aveia, que eu adoro!!! Tenho que experimentar! Um beijinho!

Sílvia Martins disse...

Agora recordei-me das papas de milho que a minha avó paterna fazia! E como eu gostava!
Obrigada pela excelente partilha!
Beijinhos

Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

Dona Delícia - Atelier de Sabores disse...

Não conhecia este doce mas fiquei fã e ainda não o provei!!

Bela sugestão.

Beijinhos

Ana Matos http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/

Unknown disse...

Nunca experimentei essa receita de papas de carolo, com leite e canela, que deve ser deliciosa! Cá em casa faz-se com água e azeite e leva apenas açúcar no fim. Mesmo menos gulosa já estou a ficar com uma fomezinha só de pensar! Imagino se fizer com leite e canela, que bom!! Gostei muito!

Raquel
http://amor-as-camadas.blogspot.pt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...