quinta-feira, 5 de setembro de 2013

[Back to school] Pão escandinavo

Gosto muito dos países do Norte da Europa (ver posts sobre visão gastronómica das férias na Dinamarca e na Estónia) e se há coisa de que eles se orgulham é do seu pão. Como os associo a países muito virados para as crianças (desde as licenças de maternidade longas a todos os espaços públicos e serviços estarem preparados e adaptados para crianças), foi aí que procurei inspiração para preparar um pão nesta época de regresso à escola.

Saiu uma receita mais próxima do pão finlandês (embora quando estive na Finlândia não tenha ficado impressionada com a cozinha...), ou seja, um pão doce de trigo e cardamomo, uma semente que abre o sabor. Foi preparado na máquina de pão, companheira de alguns anos, mas deixo a receita para quem se quiser aventurar à mão. Uma fatia de pão destas ao pequeno-almoço ou numa sandes para levar para a escola pode significar não só poupança como sobretudo garantir que não se comem produtos ricos em gorduras e sal...


Pão doce de trigo e cardamomo
175ml água
175ml leite meio gordo ou gordo
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
450g de farinha trigo T65
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de café de sementes de cardamomo moídas (descascar e moer em almofariz)
1 colher de sobremesa de fermento seco

Colocar na máquina de fazer pão primeiro os líquidos, depois os sólidos, e fazer um programa Doce.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia! Antes de mais, gostei da sugestão do pão! Depois, venho para te convidar a participar no desafio que estará brevemente no meu blogue!
Beijinho
http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

Marmita Lisboeta disse...

Ana, vou estar atenta!!
Beijinhos às duas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...