quarta-feira, 22 de maio de 2013

Maio, mês do coração

Maio é o meu mês preferido, mas mais importante do que isso: é o mês do Coração. Em Portugal, 70% da população tem colesterol elevado, 20% é fumadora ou obesa, 40% é hipertensa, a maioria é sedentária (somos o país da União Europeia com menos praticantes de atividade física). 

A Marmita Lisboeta participou no "Desafio do Coração", promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia no Estádio Universitário, em Lisboa. O Desafio recebeu cerca de 1000 crianças e também esteve aberto à população de Lisboa, a quem pretendia alertar para a mudança de comportamentos e reforçar a necessidade da alimentação saudável - sobretudo destacando a importância da Dieta Mediterrânica - e da atividade física: "basta apenas andar meia hora por dia para fazer maravilhas pelo coração".  No Desafio, era possível avaliar alguns fatores de risco, como medir a tensão arterial, dosear o nível de colesterol total, medir o índice de massa corporal, o perímetro abdominal, e outros parâmetros. Fiquei satisfeita com os resultados, parte dos quais atingidos com a marmita!


A Dieta Mediterrânica caracteriza-se pelo "uso quase exclusivo do azeite, uma gordura monoinsaturada que ajuda a manter as artérias saudáveis, e à complexidade nutricional desta dieta, rica em fibras e antioxidantes derivados de vegetais e legumes e ao consumo baixo e pouco frequente de carnes vermelhas e lacticínios. A Dieta Mediterrânica, rotulada como um estilo de vida, é amplamente reconhecida como uma parte significativa da herança, identidade e património cultural português e de todos os povos da região mediterrânica."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...