segunda-feira, 13 de maio de 2013

Arroz integral com hamburgueres de grão e soja

Gosto bastante de comida macrobiótica mas sempre me habituei a pensar que era uma comida que exigia muita preparação, desde as compras (ir a lojas de produtos naturais, etc) até aos modos de cozinhar (pôr de molho, mais tempo a cozinhar, etc), e que portanto seria para reservar para comer na cantina da universidade, onde comecei a conhecer esta cozinha, e para restaurantes específicos. 

Mas depois de algum tempo sem ir a restaurantes vegetarianos (os nossos preferidos são o Jardim dos Sentidos e o Psi), sentimos falta do essencial da cozinha macrobiótica/ vegetariana em termos de acompanhamento: o arroz integral. Depois de ler um post da Filipa do Tachos, Panelas e Caçarolas, decidi-me a tentar, com o arroz Bom Sucesso, para acompanhar uma receita de hamburgueres de grão que se destinava essencialmente a evitar que o grão cozido se estragasse. Hoje em dia, já há secções de comida natural/ dietética em todos os supermercados e, depois de percebermos como se faz, é uma questão de organização.

O arroz integral conserva o germe e a parte externa do grão e portanto é muito rico em fibras, nutrientes e contém proteínas e sais minerais (fósforo, ferro, cálcio e magnésio) e vitaminas do complexo B, bem como E e A. O arroz integral Bom Sucesso é certificado e a embalagem de 500g, que se encontra no corredor do arroz, custa €0,72 (Jumbo).

Arroz integral
Deitar azeite num tacho, deixar ferver e juntar 1 medida (por exemplo um copo deu para 2-3 doses) de arroz para 3 medidas de água; juntei uma cebola e sal. Depois de ferver, baixar e deixar cozer até evaporar, em lume médio (cerca de 30-35 minutos).

Hamburgueres de grão e soja (adaptado de Vaqueiro.pt)
50g de soja granulada fina
100g de grão de bico cozido
1 cebola pequena
salsa ou coentros picados
sal 
pimenta
noz moscada
cominhos
(poder-se-á colocar pimento vermelho picado)

Cobrir a soja com água quente (da torneira) e deixar hidratar.
Escorrer o grão (pode ser aproveitado de sobras) e triturar com o passe-vite. Misturar com a cebola picada, a salsa ou coentros picados (e pimento). Temperar com sal e as especiarias. Misturar tudo e dividir em pequenas bolas, depois achatá-las em forma de hamburgueres.
Podem-se fritar em azeite ou levar ao forno durante cerca de 20 minutos, regado a azeite.
Pode servir-se com molho de iogurte ou similar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma bela refeição para a marmita sem dúvida! :)*

Su Delícia disse...

Óptima sugestão!!!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Unknown disse...

Funcionou bem na marmita,é verdade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...