quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Da quinta a casa

Nestes tempos de crise, o retorno ao campo tem sido opção para algumas pessoas (e é mesmo algo incentivado pelos políticos). A Silvana e o Hélio estão a tentar fazê-lo e montaram o projecto Poiso da Abelha, que entrega cabazes de produtos de agricultura biológica ao domicílio, em Lisboa, a preços competitivos. Eu já experimentei e os cheiros e os sabores dos legumes são óptimos!



Um cabaz com 3 kilos de legumes da época, colhidos no dia, custa €9 e o preço varia para o cabaz médio (5kg) e grande (8kg) (consultem aqui as tabelas e o calendário de entregas). A quinta situa-se no Cartaxo e, além de legumes, é possível encomendar pão, azeite ou ovos, bem como fruta para serem entregues em casa, em dias de semana à noite ou ao Sábado de manhã. 

Aqui fica uma receita que experimentei com as beterrabas e o tomilho limão que recebi no cabaz (já tinha o hábito de comprar já cozidas, mas estas são definitivamente mais naturais e menos adocicadas):


Beterrabas assadas (via Food Network)

beterrabas 
flor de sal
azeite
tomilho limão

Pré-aquecer o forno a 200º. Tirar a rama das beterrabas* e coloque-as no centro de um pedaço grande de alumínio. Regar as beterrabas com uma colher de sopa de azeite e temperá-las com sal e pimenta. Fechar o alumínio e deixar cozer durante 45-60 minutos. Retirar do forno e abrir cuidadosamente o alumínio para deixar arrefecer.
Quando frio, pelar as beterrabas. (Pode manchar as mãos, usar luvas) Cortar as beterrabas em pedaços e colocá-las numa taça. Num pequeno recipiente com tampa, juntar azeite, tomilho, sumo e raspa de limão [usei tomilho limão] e algum sal e pimenta; fechar recipiente e agitar vigorosamente. Deitar molho nas beterrabas e misturar bem. Servir imediatamente ou cobrir e guardar no frigorífico até servir.

* A rama da beterraba foi salteada no wok juntamente com outros vegetais (couve chinesa e couves de Bruxelas) e ficou óptima!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...