quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Horta na vertical

A série sobre hortas domésticas continua...

A Maria José encontrou no Mini-Garden a solução para ter uma horta e jardim na varanda pequena de sua casa, no Porto. Já o comprou há alguns anos em Braga, e entretanto esta solução passou a vender-se em mais sítios (em cadeias como Leroy Merlin e Aki, ou viveiros e cooperativas). «É resistente e cumpre muito bem as funções a que se destina. Não defraudou em nada as expectativas, antes pelo contrário».


Como mora perto do rio Douro e num alto, «tenho de ter atenção sobretudo ao vento e à chuva no Inverno. Na Primavera e no Verão tem sido muito pacífico, menos este Verão que tem sido húmido e ventoso, péssimo para as plantas». As ervas aromáticas «dão-se lindamente», só o manjericão é mais sensível e tem que ser plantado quando o tempo está mais quente, «nunca antes de Junho».

As ervas aromáticas são uma ajuda fundamental na hora de cozinhar: «o alecrim é excelente para assados e grelhados, os coentros para peixe, o manjericão para entradas com azeite e para o arroz e o limonete para um chá de inverno».


Para a Maria José, além de ser engraçado trocar plantas com amigos e familiares, a satisfação vem de «ver as plantas a crescer e colher para cozinhar» e dos cheiros, «particularmente da hortelã».

3 comentários:

Vespinha disse...

Amanhã vou à procura do meu!

Unknown disse...

Ena, que bom!

Telita disse...

Essa, para mim, seria uma solução perfeita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...